5 Motivos para fazer uma pesquisa de opinião e satisfação

novembro de 2018
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Autor: Almir Oliveira
Categoria: Marketing

5 motivos para fazer uma pesquisa de opinião

Apresentamos até aqui dois tipos importantes de pesquisas que permitem que a empresa colete informações relevantes para a operacionalização e estratégia da marca. No entanto, muitos negócios ainda desconhecem as vantagens de investir nessa solução.

Visando esclarecer essas questões, identificamos 5 motivos relevantes para promover o investimento em pesquisas. Confira!

      1.Conhecer os clientes da marca

Atualmente, a capacidade de crescimento, mesmo de marcas já consolidadas, passa por conhecer profundamente quem são os clientes e criar uma comunicação de forma mais clara com eles.

Esse é o primeiro benefício das pesquisas de opinião. Com elas, a marca pode saber dados relevantes do cliente, como quais as preferências, características, objetivos e opiniões deles, de forma a alinhar toda a estratégia para atender corretamente essas demandas.

Além da definição do público-alvo, as tecnologias e estratégias de marketing exigem cada vez mais que as marcas definam os “clientes ideais” — um perfil detalhado de quem consome os produtos e as prioridades desses consumidores.

       2.Identificar novas oportunidades de investimento

Para que uma companhia continue relevante, ela não pode contar apenas com seu escopo atual de produtos e serviços, mas deve se adequar ao público conforme as novas necessidades forem surgindo. Assim, as pesquisas são fundamentais para conhecer as tendências do mercado e, também, as expectativas do público em relação a elas.

Um investimento bem-sucedido é aquele que já nasce com a capacidade de atender uma demanda específica do público-alvo da marca. Isso inclui desde o desenvolvimento de novos produtos até mesmo a estratégia de comunicação e identidade da marca.

Por exemplo, se o público-alvo é preocupado com questões ecológicas, a marca deve ter essa consciência e refletir ela nas campanhas, processos e estratégias de negócio. Isso deve acontecer tanto com a idealização de produtos que adotam uma filosofia mais sustentável, como também com ações para exaltar esse posicionamento.

       3.Tomar decisões mais estratégicas

A tomada de decisão é, sem dúvida, uma das questões mais importantes de qualquer empresa. Ela influencia desde um novo posicionamento de marca, até quais produtos serão lançados e como será a gestão da empresa, envolvendo parceiros, colaboradores, clientes e fornecedores.

Atualmente, é fundamental que tais decisões sejam embasadas em dados e informações condizentes com a realidade do mercado. Com isso, a tomada de decisão deixou de ser algo apenas instintivo e tornou-se quase uma ciência.

Portanto, tendo acesso às pesquisas de opinião, os gestores têm melhores condições de tomarem decisões mais estratégias, que gerem resultados positivos e consolidem a marca.

       4.Aumentar a competitividade da empresa

Como mostramos anteriormente, as pesquisas também permitem conhecer melhor a concorrência e saber o posicionamento do público sobre as marcas que disputam mercado diretamente com você. Com isso, a empresa abre a possibilidade de ter vantagens competitivas diferenciadas.

Assim, essa estratégia também embasa um aumento da competitividade, com produtos e soluções que tornam a empresa mais relevante para o público, o que consequentemente impacta a capacidade de conquistar um mercado maior.

       5.Saber a aceitação dos produtos e serviços

Outra questão importante é a capacidade da empresa conhecer a recepção dos consumidores acerca de produtos e serviços. As pesquisas digitais são excelentes opções para compreender esse aspecto, podendo analisar a aceitação tanto de produtos consolidados, como dos lançamentos e das reformulações.

Uma pesquisa de opinião bem-estruturada consegue indicar quais são os acertos e erros que mais impactam a experiência do consumidor.

Desse modo, os principais problemas podem ser corrigidos com mais agilidade, pois a pesquisa pode ser conduzida antes que haja um grande prejuízo no mercado causado pela rejeição de determinado item.

Gestores de empresas de diferentes portes devem conhecer como funciona uma pesquisa de opinião e porque essa estratégia é eficaz em proporcionar mudanças adequadas para a marca, visando otimizar a aceitação do público em relação ao negócio.

Publicado por:

Almir Oliveira
Almir Oliveira Assessor comercial

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