VENDO, MAS POR QUE NÃO VEJO RETORNO FINANCEIRO?

O mercado econômico brasileiro é incerto e vem sempre se transformando. Ele provoca continuamente desafios às organizações, as quais buscam ser cada vez mais produtivas, competindo nos padrões impostos pelo mercado com o intuito de gerar um negócio rentável para o bolso de seus empresários.

Muito estudado na Economia, no âmbito da Teoria dos Jogos, a concorrência existente forma um jogo entre empresas, onde elas competem pela sua permanência no mercado. As escolhas racionais das organizações são resultantes para o bem-estar econômico dos empreendimentos, desde o planejamento estratégico até a formulação do preço de venda. Dessa forma, a tomada de decisão racional dos gestores empresariais impacta diretamente na busca de uma maximização de lucros em um negócio.

Uma boa mensuração do retorno financeiro de uma empresa inicia-se com a definição correta do preço de venda de seu produto ou serviço final. Para isso, deve-se realizar previamente uma análise de custo de todos os componentes envolvidos na produção ou desenvolvimento do serviço. Afinal, é necessário possuir informações sobre o quanto a empresa detém de despesas durante um período, o seu fluxo de vendas a esta altura e o seu custo contido em cada produto comercializado. Essas informações auxiliam as organizações a definirem um preço base de venda, ou seja, aquele implantado em um mercado de concorrência perfeita, em que as empresas comercializam os seus produtos e serviços arcando com todas as obrigações do negócio, porém sem margem de lucro.

Sabemos que um empreendedor não objetiva ter margem de lucro nulo, ele objetiva, ao fim do mês, um retorno financeiro com o seu negócio, tanto para maiores benefícios pessoais, como para novos investimentos e expansão do negócio. A análise de custos mostra sua importância na medida em que fornece dados, os quais auxiliam as organizações a desenvolverem estratégias de mercado. Com a finalidade de conseguir uma vantagem competitiva e maximizar o lucro, essa análise proporciona um valor coerente para o cliente e para o empreendedor, através de um custo igual ou inferior àqueles oferecidos pela concorrência presente.

No que tange ao assunto, a definição do preço de venda de um produto ou serviço deve ser orientada, levando em consideração a análise de custos dos produtos ofertados, a margem de lucro desejada pelos gestores e os preços das empresas concorrentes. A análise de concorrência, diante de um cenário que a teoria dos jogos proporciona, possibilita o estudo e a reflexão das estratégias de preço da empresa com a de seus principais concorrentes no mercado econômico, visando, assim, um valor para o produto que otimize a captação de clientes.

Pode-se perceber que toda essa discussão serve de insumo para a explicação de uma questão que é abordada diretamente por muitos empresários brasileiros, o motivo pelo qual de muitas empresas venderem muito e não ter um retorno financeiro com isso. A resposta é que muitas empresas não analisam os seus custos e despesas de forma precisa e estabelecem preços por pura intuição, vendendo produtos que dão pouco lucro em relação a outros, ou com preços acima ou abaixo do valor de mercado. Sendo assim, cabe ao empresário sempre realizar estudos sobre o seu negócio para a definição de preços competitivos que tragam o maior retorno financeiro no cenário econômico de seu empreendimento.

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