5 FORMAS DE MOTIVAR SUA EQUIPE

Em um mercado cada vez mais desafiador, o fator humano é sem dúvidas um diferencial dentro das entidades. As organizações, para serem competitivas, precisam de cada vez mais pessoas comprometidas com os resultados, com a resolução de problemas e que usem sempre a criatividade. E, para estimular tais ações, a motivação dos funcionários deve ser uma prática constante, ou seja: elevar o nível de satisfação dos colaboradores deve ser prioridade dos gestores.

Confira agora cinco dicas para manter o grau de motivação alto na sua empresa:

1. Zele pelo ambiente da organização:
As pessoas passam, em média, 8 horas do seu dia no ambiente de trabalho. Logo, um ambiente de trabalho agradável e seguro é determinante para que o funcionário possa estar engajado, uma vez que um dos principais fatores que faz com que a produtividade aumente ou diminua é o ambiente organizacional.
É de responsabilidade dos gestores criar um ambiente saudável, positivo, tranquilo e de bom relacionamento entre todos os colaboradores, evitando regras que possam limitá-los excessivamente.
Uma indicação quanto a isso é mensurar, periodicamente, o nível de satisfação dos colaboradores através da realização de pesquisas de clima.

2. Crie um plano de carreiras:
É preciso que o trabalho que outras pessoas exerçam tenha sempre um objetivo mais adiante, onde o funcionário seja capaz de vislumbrar uma recompensa final. O funcionário, ao ver a possibilidade de ascensão, torna-se mais engajado nos propósitos da organização e a elaboração de um bom plano de carreiras promove tal comprometimento.

3. Reconhecimento profissional:
O reconhecimento do funcionário no ambiente de trabalho desencadeia uma série de ações que são benéficas à organização e ao próprio empregado, pois a tendência é que tal ação o faça sentir mais motivado e proativo.
A falta de reconhecimento é um dos maiores males que podem afetar uma organização e, por consequência, seus resultados. Logo, é importante que os gestores sempre estejam atentos ao trabalho de cada um dos integrantes da organização, de maneira que o trabalho seja reconhecido e não cause atrito entre os demais colaboradores.

4. Exerça uma liderança participativa:
Líderes que engajam atuam como facilitadores e desenvolvedores de pessoas e não como geradores de soluções, simplesmente.

Essa prática de liderança consiste em fazer perguntas bem formuladas para extrair ideias e desenvolver soluções em conjunto. Tal abordagem faz com que o gestor extraia soluções de seus times ao invés de promover suas próprias.
Exercer uma liderança de maneira participativa é um modo de fazer com que os seus subordinados participem de uma forma diferente e mais poderosa no processo decisório da empresa, fazendo com que se sintam mais motivados e prestigiados.

5. Estimule a capacitação:
É perceptível que quem está estagnado também fica desmotivado. O colaborador precisa se ver crescendo na empresa não somente em níveis hierárquicos, mas também de maneira intelectual e técnica.
Investir em capacitação, como por exemplo em cursos de atualização e/ou aperfeiçoamentos, é uma maneira de fazer com que seus funcionários fiquem mais engajados.

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