AS 5 TENDÊNCIAS DE MERCADO PARA 2023
Mapeamento de processos
Do conhecimento popular, a chave do sucesso de uma empresa é a sua organização. Tendo isso em mente, é muito útil ter uma ferramenta que facilite a vida dos gestores e identifique os componentes necessários para que as atividades de uma corporação sigam de acordo com o planejado, além de promover a eficiência de cada período. No universo empresarial, essa ferramenta é chamada de “mapeamento de processos”.
Mas, o que são processos?
São os passos dados dentro de uma instituição que têm como objetivo proporcionar a entrega de um produto, informação ou serviço, como o controle de tempo, a taxa de produtividade e a administração financeira. Existem 3 tipos diferentes de processos: os primários, que estão ligados à entrega de valor para o cliente, como o marketing e o desenvolvimento de produtos; os de gerenciamento, que estão relacionados às medições, controles e gestão do negócio, como a gestão de performance e a estratégica; e os de apoio, que são mediadores que apoiam a realização dos demais, como a gestão de estoque e a infraestrutura de TI.
Como realizar um mapeamento de processos?
Como o próprio nome diz, por meio da criação de um mapa, é possível entender o fluxo das atividades de um processo. É preciso lembrar que qualquer tipo de monitoramento realizado em uma empresa tem como objetivo mensurar algum tipo de informação. Dessa forma, entendendo melhor cada etapa que o compõe, é mais fácil identificar os pontos fortes e fracos para melhorar o desempenho organizacional da instituição.
É recomendável definir um número de processos para ser mapeado por vez, para ter um melhor gerenciamento de tempo e de recursos, dando prioridade para aqueles que têm maior relevância e trarão mais resultados.
Quais são as etapas do mapeamento?
Defina os processos que serão mapeados.
É preciso se perguntar o por quê de mapear determinado processo, o quão crítica é a sua situação, quais são os riscos que estão envolvidos, se existem normas e regulações que o processo precisa cumprir e qual seria a meta desejada na realização do mapeamento. Para não causar confusão e desorganização, não é recomendado realizar um mapeamento coletivo, ou seja, de vários processos ao mesmo tempo.
Estruture um mapa para os processos escolhidos.
Com uma representação da sequência de atividades que formam um processo, fica mais fácil visualizar quais são as informações de entrada, processamento e saída. Nessa etapa, é necessário incluir produtos, serviços, clientes envolvidos, fornecedores, objetivos, resultados e informações sobre a empresa – trazendo, assim, os respectivos processos, seus responsáveis e também a ligação entre eles.
Realize uma validação!
Com uma revisão, nenhum detalhe passa despercebido! As informações precisam estar corretas e fazer sentido dentro da companhia. Por isso, é necessário se certificar de que os trabalhadores envolvidos no processo não tenham dúvidas em relação a elas. É interessante entrevistá-los, para ter uma coleta de insumos de forma direta com as pessoas que executam cada um dos processos, além de buscar a validação e a legitimação deles para oficializar a estruturação do mapa.
Avalie a eficácia do processo e otimize-o!
Uma avaliação do processo existente é necessária para ver quais otimizações podem ser realizadas, sendo uma das fases mais importantes do mapeamento. Para isso, a realização de pesquisas e questionários internos é um ótimo recurso para dirimir os gargalos de produção e encontrar maneiras de fazer com que os processos fiquem mais ágeis ou mais baratos, por exemplo.
Nesse contexto, a visualização dos processos mapeados permite encontrar falhas, eliminar processos desnecessários e otimizar a utilização de recursos para elevar a produtividade do negócio.
Monitorar, mensurar e repetir!
Um ciclo contínuo de monitoramento é necessário para se manter atualizado e ser cada vez mais eficiente, transparente e produtivo! É importante ter em mente que é preciso encontrar maneiras de fazer com que os processos fiquem cada vez mais ágeis e mais baratos.
Quais mecanismos podem ser utilizados?
Algumas empresas, como a Bizagi, permitem às organizações a possibilidade de criar e documentar processos de negócio em um repositório central na “nuvem” para obter uma melhor compreensão de cada passo, além de identificar as oportunidades de melhoria de processos e aumentar a eficiência organizacional.
Gostou de saber mais sobre mapeamento de processos e aprender quais são as suas etapas? Acha que faz sentido para o seu negócio? Entre em contato com a Campe e solicite um diagnóstico gratuito!
Quais mecanismos podem ser utilizados?
A CESAMA (Companhia de Saneamento Municipal) é responsável por fornecer água para a quase totalidade da população de Juiz de Fora.
Para realizar a gestão de riscos, possuíam a necessidade de compreender as mais diversas etapas de cada uma das atividades internas da empresa. Para atender esta demanda, a Campe desenvolveu para a Cesama o projeto de Mapeamento de Processos, que tinha como objetivo a melhoraria da visibilidade de todos os membros da organização, no que tange à execução de suas tarefas, bem como aperfeiçoar os processos buscando um melhor aproveitamento dos recursos utilizados.