A gestão de pessoas originou-se com o Taylorismo, com focos direcionados para a maximização da eficiência na produção e potencialização dos lucros, modelo no qual a preocupação com o bem-estar dos colaboradores não era uma prioridade. Com o passar do tempo, a gestão de pessoas veio a ser mais orientada para estratégia e resultados, garantindo que a motivação dos colaboradores fosse uma aliada à eficiência das empresas.
Com isso, pode-se afirmar que é indispensável a preocupação das empresas no contexto atual com a gestão de talentos dentro da organização, visto que, ao consolidar isso na prática, o crescimento empresarial torna-se uma consequência.
Como aplicar na prática?
Em primeiro lugar, é necessário compreender que, para atrair e reter os melhores talentos dentro da sua empresa, o encantamento deve ser um foco desde o primeiro contato com a organização, visto que a primeira impressão é tão significativa quanto o restante da jornada. Por isso, confira quais são as etapas da experiência do colaborador e o que pode ser trabalhado em cada uma delas:
1. Atração – para contar com um time de alta performance, é necessário um bom plano para atrair essas pessoas. Portanto, os focos devem ser direcionados ´para o Employer Branding, estratégia de marketing utilizada para perpetuar uma imagem positiva da empresa. Isso pode ser propagado por meio de uma cultura organizacional forte, uma política de benefícios ou até mesmo por ações de Diversidade & Inclusão.
2. Recrutamento – consolidada uma boa primeira impressão, é necessário chamar os talentos para ingressar na empresa. Para maximizar a experiência do candidato, ações como uma cultura de feedbacks no processo e um programa de apadrinhamento e integração com os colaboradores são ótimas sugestões para encantar os futuros talentos.
3. Onboarding – o processo de boas-vindas em uma organização é, sem dúvidas, inesquecível para o colaborador. Por isso, é interessante investir em ações de endomarketing, como um kit de personalizados da empresa, além de uma integração do novo membro ao restante do time, como num tour pela empresa ou coffee break com os colegas de setor.
4. Desenvolvimento – para que uma pessoa queira permanecer numa organização, é necessário que ela tenha possibilidade de progressão de carreira e sinta que está a todo momento se desenvolvendo profissionalmente. Por isso, o investimento em treinamentos e capacitação é fundamental para reter esses talentos, além de um Plano de Cargos e Salários bem estruturado.
Conclusão
Por fim, é válido ressaltar que Diversidade & Inclusão é um pilar que precisa necessariamente ser trabalhado, para que exista uma pluralidade de talentos exista no ambiente de trabalho que essas pessoas consigam e se sintam motivadas a estar dentro da empresa.
Com essas sugestões, é possível que você, um gestor preocupado com as tendências do mercado e em reter os melhores talentos na sua organização, alavanque o crescimento profissional da sua empresa.
Explore mais insights sobre gestão de talentos e estratégias empresariais em nosso site: campe.com.br. Acesse agora para continuar aprendendo e impulsionar o crescimento da sua empresa!
Siga-nos no Instagram para ficar por dentro de dicas exclusivas sobre gestão de talentos e acompanhar as últimas tendências do mercado empresarial. Não perca! Siga-nos hoje mesmo em @campeconsultoria.
Tendências para 2024 Desbravando Fevereiro Carnaval: Como Vender Mais