Desperte o líder dentro de você e descubra como pequenas atitudes podem criar grandes transformações!
No ano de 2021, uma pesquisa feita pela KPMG revelou que 91% dos colaboradores entrevistados relataram que seus gestores não atuavam de acordo com a cultura da empresa, e 70% acreditavam que poucos deles eram, de fato, bons líderes.
Em um mundo onde a liderança vai além de um simples cargo, quais são as atitudes essenciais que constituem um bom líder?
“Se você não consegue mantê-lo interessado, a culpa é sua”
Steve Jobs, quando estava na quarta série, ia muito mal na escola. Quando seu pai foi chamado pela diretora, ele disse “Ora, se não conseguem mantê-lo interessado, a culpa é de vocês”.
Esta pequena história conta muito mais sobre liderança do que qualquer livro ou artigo que você lerá. Para muito além da tomada de decisões estratégicas, um bom líder deve engajar sua equipe e aceitar a responsabilidade da consequência do êxito ou falha de uma ação.
Ninguém fará o que você já fez da mesma forma – e a magia é exatamente essa. Confiar na capacidade de seu liderado, tornando-se uma rede de apoio à ele, pode ser transformador.
Apesar de alguns gestores parecerem naturalmente talentosos em levar suas equipes ao sucesso, a liderança é uma habilidade que pode ser aprendida. Então, como agir na prática?
“Pessoas que sabem do que estão falando não precisam de PowerPoint”
O primeiro passo para tornar-se uma liderança humanizada é olhar para pessoas ao invés de números: “clientes não compram o que você faz, mas, o porquê faz”. Entenda qual o propósito da empresa que você trabalha, a razão de sua existência. Somente dessa forma você conseguirá manter sua equipe motivada e sempre em busca da melhoria contínua, mesmo quando metas não forem alcançadas.
- Reuniões one-a-one
São reuniões, geralmente de 30 a 45 minutos, entre o líder e liderado que promovem conexão, transparência e alinhamento de metas. São oportunidades para compartilhar aprendizados, dificuldades e acompanhar resultados, fortalecendo a confiança na equipe.
- Reconheça pequenas atitudes
Ao final da reunião geral da empresa, durante um momento de descontração ou, ainda, mandando uma simples mensagem ao fim do expediente, reconhecer continuamente a evolução e dedicação de seu liderado pode ser a chave para a motivação da equipe.
- Ser um bom ouvinte
Um bom líder sabe quando falar e, principalmente, quando ouvir. Demonstrando interesse e compreensão, você quebra barreiras hierárquicas e cria um ambiente onde os colaboradores se sintam à vontade para compartilhar ideias e problemas.
- Alinhamento de expectativas
Entender o que seu liderado espera de você, bem como as suas perspectivas em relação ao seu trabalho, é fundamental para tornar o ambiente mais leve. Perguntas como “no que eu sou bom e posso ajudar?” “no que quero me desenvolver?” “quais são os nossos limites?” podem auxiliar nesse processo.
Conclusão
Investir em uma liderança humanizada não apenas beneficia a equipe, mas também impulsiona o crescimento e o sucesso da organização como um todo. Ao adotar uma abordagem centrada nas pessoas, os líderes podem criar um ambiente de trabalho mais positivo, colaborativo e produtivo, onde todos se sentem valorizados e motivados a contribuir para o sucesso coletivo.
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Nesse post conta um pouco mais sobre como uma liderança focada em resultados pode alavancar seu negócio.