AS 5 TENDÊNCIAS DE MERCADO PARA 2023

Você provavelmente já sabe que o mundo dos negócios está em constante mudança. As tecnologias que surgem a cada dia impactam profundamente os processos e as operações nas mais diversas indústrias. Com isso, é preciso buscar constantemente inovação e crescimento

   Para não perder a competitividade, é necessário olhar internamente e buscar lacunas ou possíveis alavancas de crescimento, e as tendências do mercado podem ser grandes oportunidades.Você sabe quais são as tendências de mercado para 2023? Conheça 5 delas a seguir e saia na frente dos seus concorrentes!

As tendências de mercado para 2023

Ascensão do ESG

   A sigla ESG, que significa Environmental, Social, and Corporate Governance, ou seja, governança ambiental, social e corporativa, surgiu em 2005, mas o tema se tornou mais popular durante a pandemia.

   O ESG é baseado em quatro pilares: pessoas (recursos humanos), planeta (recursos naturais), lucro (resultados financeiros) e propósito (porque você faz o que faz). O objetivo do ESG é garantir o crescimento sustentável das empresas, causando menos danos para a sociedade e para o planeta. 

   A sustentabilidade é algo que se tornou mais e mais importante para grande parte dos consumidores e, de acordo com especialistas, se manterá como uma prioridade não só em 2023, mas também nos próximos anos. 

Atendimento exclusivo por apps de conversa

   De acordo com uma pesquisa realizada pela Panorama, Mobile Time/Opinion Box Mensageria, 99% dos brasileiros entrevistados possuem o WhatsApp instalado no celular. Você pode usar isso no seu negócio!

   Já existem muitos empreendedores que utilizam o WhatsApp Business para interação com clientes. Com isso, a comunicação ocorre de forma rápida e integrada. Hoje em dia, as pessoas buscam um atendimento exclusivo e em tempo real – use isso ao seu favor!

   Além dos recursos que a versão tradicional do app possui, o WhatsApp Business permite uma melhora na forma de interação com os clientes através de ferramentas de automação, classificação de mensagens e criação de um perfil comercial.

Valorização da experiência no consumo

   Customer Experience, ou Experiência do Cliente, pode ser definido como o conjunto de percepções do consumidor sobre uma marca após ter uma interação com ela. Da perspectiva da marca, é a imagem transmitida para os clientes, antes, durante e depois de uma compra ou contratação.

   A experiência do cliente não é só deixar o cliente feliz: exige muito conhecimento do próprio público, dos concorrentes e do cenário atual do seu negócio. Também é importante conhecer o potencial de inovação da sua marca, para que a satisfação do cliente seja mantida no futuro. 

   Um consumidor satisfeito é aquele que consegue compreender os detalhes do produto e, por fim, tomar uma decisão de compra. Para isso, você pode criar uma narrativa e utilizar técnicas de storytelling.

Marketing de influência

   Para Bianca Andrade, a “Boca Rosa” – uma das maiores empresárias do setor de cosméticos atualmente – “o marketing de influência é uma forma de humanizar as marcas, para que elas se aproximem cada vez mais dos diversos públicos”.

   O principal objetivo do marketing de influência é transmitir informações e ajudar o cliente a tomar a decisão de uma compra. Para que isso aconteça, é interessante utilizar a influência de alguém que seja reconhecido e confiável na área, além de estar alinhado aos valores da sua marca.

   Apenas estar nas redes sociais não é suficiente: para fazer um marketing de influência, é necessário planejamento para compreender as melhores ações para atingir o público desejado e captar novos leads.

E, para isso, é vital compreender o mercado onde sua organização atua, para saber um pouco mais sobre isso, descubra como a análise de mercado pode alavancar o seu negócio!

Infoprodutos

   Os infoprodutos, ou produtos de informação, são materiais informativos criados e distribuídos em formato digital. A maior parte dos infoprodutos é composta por cursos online, mas existem outros formatos, como workshops, mentorias e muito mais. 

   Geralmente, a distribuição e a venda dos infoprodutos ocorre por meio do marketing de afiliados, mas você também pode divulgar o seu produto nos canais próprios da marca.

   Ao oferecer infoprodutos gratuitos e de qualidade, como ebooks, é possível utilizá-los como uma forma de construir a autoridade da marca e o relacionamento com o público. Mas você também pode vender esses produtos como uma forma de renda extra – e até mesmo principal – para a sua marca!

   Uma das grandes vantagens dos infoprodutos é a possibilidade de escalar os lucros, pois, na internet, as oportunidades de vendas são muito maiores do que de forma presencial. Outra vantagem é a praticidade: você faz o conteúdo uma vez e depois pode vendê-lo inúmeras vezes

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