Como Inovamos na Nossa Empresa?

Inovação empresarial trata-se de qualquer produto ou processo novos ou aprimorados que diferem significativamente dos produtos ou processos anteriores da empresa. 

Eric Ries, em seu livro A Startup Enxuta, afirma: “Mesmo a empresa mais estabelecida, enfrenta o imperativo de investir em inovação, a fim de não se tornar obsoleta.” A inovação é fundamental para qualquer tipo de negócio que deseja crescer e se diferenciar no mercado, não somente no universo das startups, mas também para médias e pequenas empresas.

Dentro da Campe, a Inovação é exercida de diferentes maneiras, seja idealizando e testando novos serviços; seja aprimorando os serviços já existentes; ou ainda fomentando ações que incentivem a consciência inovadora dos colaboradores. Os serviços que vendemos não são à toa chamados de soluções, pois entendemos que o objetivo final é resolver os problemas que nossos clientes relataram.

Novos Produtos e Serviços

Pensar em criar novos produtos ou serviços, seja para um público já estabelecido ou com intuito de alcançar novas pessoas, é uma tarefa complexa de ser concebida. Para isso, é necessário ter um processo bem estruturado, capaz de reduzir falhas e identificar precisamente o que os clientes desejam.

No ambiente empresarial, não faz sentido que ideias para novos produtos sejam desenvolvidas sem um intuito por trás. É importante que sejam identificados os desejos dos clientes, bem como seus problemas atuais. Com esse ponto de partida, é possível idealizar algo que resolva suas necessidades.

Com essas respostas iniciais, novas perguntas podem ser feitas: Qual a proposta de valor? Quais as dores que acredito poder resolver? Quais os concorrentes? Quais as tendências de mercado? Quais colaboradores serão necessários? E muitas outras questões podem ser levantadas para testar a viabilidade da implementação do produto.

Em nossa empresa, usamos uma metodologia muito útil chamada Job to be Done para identificar quais são os principais setores que se interessarão por um novo serviço, bem como as principais necessidades que eles possuem relacionadas ao tema. 

Se quiser conhecer mais sobre as metodologias de inovação que podem ser aplicadas na sua empresa, acesse: campe.com.br.

Uma etapa importante, quando já há clareza sobre as características do produto, é lançar um MVP (Mínimo Produto Viável), que consiste num protótipo da forma mais simples possível, mas que é capaz de entregar o suficiente para satisfazer as necessidades do cliente. O MVP é útil para identificar se aquela versão do produto precisa de ajustes ou pode avançar e continuar se aprimorando. Caso o retorno seja positivo, novas versões podem ser testadas e o produto progride. Caso contrário, ele retorna para etapas anteriores e sofre alterações.

Aqui vai um exemplo prático: Suponha que você é dono de uma hamburgueria e percebe que seus clientes estão buscando sair do tradicional, e tem a ideia de lançar uma nova linha de hambúrgueres, com uma técnica de defumação especial. É fundamental entender como adquirir a tecnologia necessária para isso, descobrir se seus clientes realmente estão buscando por essa diferenciação, pesquisar se já existem concorrentes usando essa técnica e buscar outras informações relevantes. Assim que tudo estiver validado, é possível lançar um MVP. Com o MVP, testa-se a sensibilidade a preços, o público mais interessado, a opinião dos clientes e se o produto realmente agrega valor.

Aprimorando Soluções

Tão importante quanto criar, é a prática de aprimorar. Independentemente do modelo de negócio, é importante que qualquer empresa possua algum mecanismo para identificar problemas naquilo que ela oferta.

Da mesma forma que para criar um novo produto é necessário conhecer quais problemas os clientes enfrentam, ao construir melhorias para os produtos já existentes, é crucial compreender o que já funciona e o que ainda precisa passar por melhorias. A forma mais efetiva de entender isso é buscar a opinião dos clientes, seja aplicando pesquisas de satisfação ou questionando-os diretamente, descobrindo se seus produtos geram valor e atendem as expectativas desejadas.

A partir disso, de forma similar à idealização de novos produtos, uma melhoria deve ser elaborada a partir dos problemas. É interessante que se estude o que os concorrentes fazem e que se observe novas tendências, a fim de efetivar algo que esteja alinhado com o mercado.

Com uma proposta fundamentada nos problemas atuais e estruturada com seus pares de mercado, é possível colocá-la em teste. Nessa etapa é importante observar tanto as percepções dos clientes quanto a dos colaboradores, os primeiros relacionados aos novos resultados que a melhoria cria, e os últimos sobre a dificuldade e a utilidade do que foi alterado.

Cultura Inovadora

Mais do que ter processos efetivos para criar e aprimorar seus produtos, é essencial ter um ambiente que seja propício para que novas ideias surjam, fazendo com que seus colaboradores possam se sentir pertencentes e se transformem em agentes de inovação.

Uma medida interessante é haver alguma forma dos colaboradores exporem seus pensamentos acerca dos produtos, projetos, processos e outras práticas da empresa, afinal, são eles quem possuem o conhecimento do operacional e certamente estão em contato mais constante com os clientes. Isto pode ocorrer em momentos de reunião ou ainda em um formato virtual, onde as ideias são armazenadas e podem ser avaliadas posteriormente se são viáveis de serem implementadas.

Para que isso ocorra com efetividade, é importante que líderes estimulem e dêem liberdade para que liderados sintam-se confortáveis para sugerir e até mesmo criticar práticas da empresa, desde que forneçam uma solução.

A cultura e os processos da Inovação não são simplórios nem são implementados do dia para a noite, mas se forem executados com competência, são excelentes potencializadores de resultados em qualquer empresa.

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Conclusão

Neste texto, exploramos a importância da inovação empresarial e como ela pode ser aplicada na prática. Abordamos a criação de novos produtos e serviços, o aprimoramento das soluções existentes e a promoção de uma cultura organizacional voltada para a inovação. Destacamos a necessidade de entender as demandas dos clientes, adotar processos estruturados e criar um ambiente propício à criatividade. 

Concluímos que a inovação é essencial para o crescimento e a sustentabilidade das empresas, se gostou desse tema e quer saber mais sobre, acesse nosso site: campe.com.br para visualizar mais blogs sobre esse e demais temas!

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