Metodologias Ágeis: Uma Visão Abrangente para Gestão de Projetos

Introdução

Você já esteve em seu escritório, com dificuldades em visualizar o andamento dos seus projetos e em realizar tarefas dentro dos prazos estabelecidos, levando a atrasos e muita dor de cabeça? Se você deseja melhorar a forma tradicional como seu trabalho está sendo desenvolvido, talvez a implementação de uma metodologia ágil para a gestão de projetos seja a mudança ideal para você!

O que são Metodologias Ágeis?

As Metodologias Ágeis consistem em um conjunto de práticas, ferramentas e princípios utilizados na criação e desenvolvimento de projetos, com o principal objetivo de entregar valor para seus clientes, de forma rápida, flexível e colaborativa. 

Forma rápida: As metodologias ágeis utilizam, em sua maioria, de reuniões dinâmicas durante o andamento do projeto, geralmente chamadas de sprints. Essas sprints tem por objetivo fazer com que as equipes ágeis entreguem partes funcionais do projeto a cada ciclo definido, semanalmente, ou a cada 15 dias, por exemplo. Sendo assim, é possível receber os devidos feedbacks dos clientes, e realizar os ajustes necessários de forma mais efetiva. Isso permite que o trabalho ocorra de forma mais objetiva e de fácil compreensão, mas principalmente, permite a entrega ágil de valor ao cliente. 

Forma flexível: A flexibilidade das metodologias ágeis consiste na fácil adaptação das equipes ágeis com o desenvolvimento do projeto, como uma mudança total no escopo executado, prioridades dos clientes ou condições de mercado. Essa característica vem de encontro ao objetivo de todo projeto, agregar valor ao contratante, caso o cliente mude de ideia, e queira uma remodelagem total no projeto, isso não deve ser um problema para a equipe encarregada. 

Forma Colaborativa: As metodologias ágeis também promovem a interação e colaboração constante, com todos os stakeholders do projeto, como clientes, usuários finais, gerentes e equipe de execução. Essa busca pela melhoria contínua vai de encontro com um grande princípio da inovação: o intraempreendedorismo. Ao invés de trabalhar de forma rígida, seguindo a hierarquia tradicional, as equipes ágeis são instigadas a sempre compartilhar ideias, e também, buscar desenvolvê-las. Essa comunicação entre os integrantes, permite um melhor alinhamento da equipe frente aos objetivos do projeto. 

Conheça algumas das principais Metodologias Ágeis 

Kanban: O método Kanban tem como principal característica a melhor visualização das etapas do projeto. Essa metodologia utiliza do Quadro Kanban, que dispõe as tarefas ou etapas em cartões, ou “cards”, e são movidas de fase em fase. Nesse quadro, é indicado o progresso do trabalho, desde o início até a sua conclusão. Originária da língua japonesa, a palavra Kanban significa literalmente “cartão visual” em japonês.

jpiJZoK6EiM tAzY tttPuQq9j5xxbJe1go4eWeinv1xkSZJ5cz2kXXSAL8Csa75jHIbUx9gDRE Vg1qt ybV7 5HQs9jrcIHwuTHe60hFGu2BiiVQGDMNWwyIkY9Qfc45mJyyYA6ods05jJ5W7aA(

Imagem meramente ilustrativa do Quadro Kanban)

Scrum: O Scrum é um framework de gerenciamento de projetos pautado em uma estrutura que permite a auto-organização das equipes para a execução das tarefas necessárias para entregar valor ao cliente em um período estipulado, chamado de sprint. Seguindo a máxima de “A arte de fazer o dobro na metade do tempo”, o Scrum eleva consideravelmente a produtividade das equipes. A estrutura do Scrum é composta por um conjunto de eventos, funções e artefatos, que são ferramentas utilizadas para resolver problemas e coordenar o projeto, que se complementam para entregas rápidas e de qualidade. 

(Imagem meramente ilustrativa do Ciclo Scrum)

Lean: A metodologia Lean, também chamada de Lean Thinking ou Lean Manufacturing é uma abordagem de gestão originada também no Japão, com a Toyota e depois expandida para diversas outras áreas. O objetivo principal dessa metodologia é maximizar o valor minimizando o uso de recursos desnecessários que não agregam ao cliente, promovendo eficiência, fluxo contínuo e melhoria contínua do processo.Um conceito vital para a metodologia Lean consiste no MVP (Mínimo Produto Viável), que consiste em uma versão mais simples de um produto que ainda é viável para lançamento no mercado. Ele contém apenas as características essenciais para atender às necessidades básicas do cliente e permitir validação de hipóteses com feedback real dos usuários. Esses princípios promovem a entrega rápida de valor ao cliente e permitem ajustes ágeis com base nas necessidades reais do mercado. BCGXbMDdQ Qnyh8qZaiG4049NH5uab1TAP8yXg EWdMTAAru5EjgQuuwsr qrAL6FuEtKto9qiklqXZ Ihdo4vqbWnrC8cB9kjzuDpj w2NYU8 qce8LO5uyNahg7owKlBYeZGCB 9Tkz3ruvQraIE

O conceito Lean se tornou muito popular após o lançamento do livro “A Startup Enxuta”, por Eric Ries. Nesse livro, o autor propõe uma abordagem para criar e gerenciar startups de forma mais eficiente, focando na validação rápida de ideias, aprendizado contínuo com os clientes e iteração ágil do produto para atender às necessidades do mercado. O livro destaca a importância de criar um MVP para testar hipóteses, além de promover uma cultura de experimentação e adaptação constante.

Conclusão

Quer aprimorar ainda mais seu conhecimento sobre Metodologias Ágeis e outras práticas de gestão de projetos? Acesse nosso site: @campe.com.br para conferir mais blogs interessantes que podem ajudar você a impulsionar o sucesso dos seus projetos! Além disso, não se esqueça de nos seguir no Instagram: @campeconsultoria, onde compartilhamos dicas exclusivas e conteúdo relevante sobre gestão de projetos. Estamos aqui para ajudar você a alcançar seus objetivos de forma ágil e eficaz. 

Quer saber mais sobre as Metodologias Ágeis e como implementá-las dentro da realidade da sua empresa? Agende já um diagnóstico gratuito com a gente pelo nosso site!

Compartilhe esse Post nas mídias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress