O Impacto da Inovação Incremental na Evolução Empresarial

No mundo de hoje, um dos principais conceitos com que nos deparamos quando buscamos algo que nos auxiliará a obter uma evolução de sucesso em nossa empresa é a Inovação. Mas compreender esse termo, saber como usá-lo e qual tipo de evolução ele trará para o negócio pode não ser tão intuitivo. 

Por isso, trouxemos para vocês um guia rápido sobre o que é a Inovação, e como a Inovação Incremental, que é um de seus tipos, pode trazer impacto positivo para a sua empresa!

O que é Inovação? 

Segundo o dicionário Michaelis, Inovação é o “ato ou efeito de inovar; Tudo que é novidade; coisa nova”. Porém, a inovação vai muito além disso: não é só pensar em algo novo, mas também pensar em algo na sua empresa que possa ser aprimorado. E mais: essa ideia precisa ser implementada, e deve ser capaz de gerar valor para o negócio.

Fazer com que uma ideia se torne realidade pode ser difícil, por isso existem algumas metodologias que podem auxiliar nesse processo. E nisso, também podemos ajudar! É só acessar nosso blog “Desvendando a Inovação: Metodologias que Transformam Ideias em Realidade”, pelo nosso site: campe.com.br

Quais são os tipos de inovação?

A seguir temos a Matriz da Inovação, que é um modelo visual estratégico baseado em duas variáveis muito importantes mostradas em seus dois eixos, “Mercado” e “Tecnologia”, sendo eles divididos em “existente” e “novo”. 

A partir dessa estrutura, é possível enxergar os quatro tipos de inovação existentes, estando um deles em cada um dos quatro quadrantes do gráfico.

UH

A Inovação Radical trata do uso de uma nova tecnologia em um novo mercado. Ou seja, como o seu próprio nome supõe, há uma mudança completa no que está sendo ofertado. Nela, existe um alto grau de novidade e impacto, e, consequentemente, traz muitos desafios. Exemplos desse tipo de inovação são a invenção do avião, a PicPay e o Airbnb.

A Inovação Arquitetônica é sobre o uso de uma tecnologia que já existe, mas que passa a ser usada em um novo mercado. Aqui, as empresas devem olhar para o que está gerando bons resultados em mercados diferentes e ver o que pode ser adaptado para sua realidade. Ela se concentra na qualidade do que já é ofertado, o que resulta num aumento significativo de desempenho. Como exemplos, podemos citar a Amazon e o Google, que fazem uso da experiência que já possuem para criar novos produtos e serviços e aproveitam a sua própria base de clientes para oferecê-los.

A Inovação Disruptiva acontece quando tem-se a utilização de uma tecnologia nova em um mercado existente. Ela foca no desenvolvimento de soluções para demandas que ainda não são atendidas. Um ótimo exemplo desse tipo de inovação é a Uber, que causou uma grande mudança no sistema de mobilidade urbana.

Por fim, temos a Inovação Incremental, que será o nosso foco daqui para frente. Nela, temos a utilização de uma tecnologia existente em um mercado também existente. Ela envolve o aprimoramento, ou seja, a melhoria contínua dos produtos, serviços e processos da empresa, buscando deixar o que é oferecido cada vez mais agradável ao consumidor. Se trata da opção mais segura quando comparada aos demais tipos de inovação. Os Smartphones traduzem bem esse significado, já que estão sempre sendo atualizados, sem perderem seu conceito original.

Como a Inovação Incremental pode ajudar seu negócio?

Agora que você já conhece o conceito de Inovação Incremental, é possível compreender qual é o impacto que ela é capaz de produzir e que resultará na evolução da sua empresa. Para isso, dividimos seus principais benefícios em alguns tópicos:

1- É uma abordagem que permite que o negócio melhore continuamente sua competitividade, ou seja, faz com que ele fique à frente da concorrência;

2- É capaz de melhorar a performance e eficiência de seus produtos, serviços e processos, mantendo-os atualizados e trazendo maior relevância para a marca;

3- Ela pode ser fonte de receita recorrente, já que não demoram muito tempo para serem desenvolvidas e são aprovadas de forma mais rápida pelos consumidores;

4- É uma estratégia capaz de te ajudar a conhecer melhor seus clientes, o que futuramente impacta na fidelização dos mesmos.

E então, você conseguiu pensar em como você pode inovar incrementalmente no seu negócio? Ficou com vontade de fazer isso acontecer, mas não sabe como? A Campe oferece projetos que são capazes de aprimorar sua empresa e fazer com que ela se torne um diferencial frente à concorrência.

cdKvBQde6FZQ167E7 TCABinZeXqQ8XXkVTLmaN UxAxx9JmccebXPza0 6WR386L7IIUtIwazmRH 3mMzpi HnVdNKndHIWpjZDW6Z zfeGdCV8SL8J UfaRQT3n2b3o17BnxeWJjvSti52vba U

Como a Campe pode te ajudar? 

Acesse o link Campe Consultoria, entre em contato conosco e faça um diagnóstico gratuito!

Compartilhe esse Post nas mídias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress