SEU NEGÓCIO ESTÁ DE FATO SENDO LUCRATIVO?

Ninguém abre uma empresa pensando em falir. A partir do momento em que algum produto ou serviço é oferecido no mercado, é fundamental que se tenha a noção de levar a mercadoria para o cliente a um preço competitivo e sem afetar a saúde financeira do negócio. Levando isso em consideração, deve-se ter um entendimento da importância de uma precificação correta e o quanto isso impacta na obtenção de lucro de uma firma.

Mas o que é precificação?

De acordo com o dicionário, é o “ato de determinar um preço”. É basicamente um processo que mensura o valor de um produto seguindo diferentes variáveis, como custos, padrões de mercado, a margem de lucro desejada e a percepção dos clientes. 

Estabelecer preços de uma maneira justa e eficiente é um dos fatores-chave para o sucesso de uma empresa. Uma boa precificação identifica problemas na estrutura de custos, aumenta a eficiência na utilização de recursos, otimiza os processos e traz avanço nos resultados financeiros. Além disso, permite que a instituição faça estratégias de marketing com um maior alcance de um público-alvo, de uma forma que determine qual tipo de cliente a empresa quer atingir. 

No mundo empresarial, é necessário entender a distinção entre preço e valor. O preço representa o dinheiro que terá de ser pago na compra de um produto, enquanto o valor simboliza os benefícios e os diferenciais que esse produto promove aos clientes. Dessa forma, ao definir preços, é crucial agregar valor aos produtos ou serviços. Isso significa criar toda uma experiência na aquisição de algo ao invés de simplesmente vender, mudando a percepção do consumidor a respeito do preço daquilo. 

Precificação de produtos X Precificação de serviços

Embora haja certa similaridade, existem diferenças entre esses dois tipos de precificação, já que existem fatores particulares de cada um. 

De produtos: Para realizá-la, é preciso fazer um levantamento das despesas e dos custos, sejam diretos ou indiretos. Os custos representam tudo que a empresa gasta para manter sua atividade principal, como matéria-prima, pagamento de fornecedores, entre outros. Já as despesas são os gastos necessários ao funcionamento da organização, dando o suporte para alcançar as metas, como os materiais de limpeza e o aluguel do imóvel – sem impacto direto no produto/serviço final.

Com tudo isso definido, é preciso calcular uma margem de lucro que faça sentido dentro do contexto específico, tendo em mente o público para qual tal produto se destina. Outro indicador financeiro é a margem de contribuição, que é utilizada sobre o total de vendas de determinado produto e permite uma melhor visualização de quando será conveniente mudar o preço para ganhar mais competitividade no mercado. 

De serviços: A maior diferença para a de produtos é que esse tipo envolve uma série de aspectos subjetivos, como a capacidade dos profissionais que realizam o trabalho, não sendo facilmente padronizado. Leva-se em conta o preço da hora trabalhada de cada um e o deslocamento de materiais, por exemplo.

Para aplicar a margem de lucro calculada, é possível utilizar o markup. Ele é um índice que permite equilibrar custos e lucro em um mesmo cálculo, usando como base o que foi gasto para a produção. Com o resultado, é realizada uma análise que determina se o mercado pagaria ou não pelo serviço, identificando os valores estabelecidos pela concorrência. 

Case Coclear Centro Auditivo | Análise de Custo e Preço de Venda

João Victor é um dos diretores da Coclear, uma empresa de mais de 30 anos de mercado, extremamente relevante para o mercado de Juiz de Fora – MG e região. Ele estava com problemas financeiros em relação ao custeio de seus serviços, algo que acabava afetando no preço de venda, que não era recalculado da melhor maneira. Além disso, ele também nos procurou para abrir uma filial da empresa em outro bairro da cidade, que inclusive já está em funcionamento. 

Consultoria

Não dá pra negar que determinar o preço de algo nem sempre é uma tarefa fácil. Muitas empresas entram em falência por não conseguirem seguir a oscilação do mercado e a dinamização dos preços. Uma precificação feita corretamente garante não apenas o lucro do estabelecimento, como a sua sustentabilidade a longo prazo no mundo comercial.

Conhecendo estratégias e métodos envolvidos na formação de preços, é possível tornar esse processo muito mais simples. A Campe oferece o serviço de análise de custo e preço de venda, além de um diagnóstico gratuito para a sua empresa. Entre em contato conosco para realizar uma consultoria!

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